Banco de Questões do Prepara Vestibular

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  • O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.

    VALLE, C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade
    étnica do Ceará contemporâneo. In: GRÜNEWALD, R. A. (Org.). Toré: regime
    encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana, 2005.

    O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de

  • A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política para todos constitui-se uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira no século XX. O SUS deve ser valorizado e defendido como um marco para a cidadania e o avanço civilizatório. A democracia envolve um modelo de Estado no qual políticas protegem os cidadãos e reduzem as desigualdades. O SUS é uma diretriz que fortalece a cidadania e contribui para assegurar o exercício de direitos, o pluralismo político e o bem-estar como valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, conforme prevê a Constituição Federal de 1988.

    RIZZOTO, M. L. F. et al. Justiça social, democracia com direitos
    sociais e saúde: a luta do Cebes. Revista Saúde em Debate,
    n. 116, jan.-mar. 2018 (adaptado).

    Segundo o texto, duas características da concepção da política pública analisada são:

  • Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao saruê (soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant — para frente).

    Disponível em www.ebc.com.br Acesso em: 6 jul. 2015

    A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo socio-histórico:

  • A hospitalidade pura consiste em acolher aquele que chega antes de lhe impor condições, antes de saber e indagar o que quer que seja, ainda que seja um nome ou um “documento” de identidade. Mas ela também supõe que se dirija a ele, de maneira singular, chamando-o portanto e reconhecendo-lhe um nome próprio: “Como você se chama?” A hospitalidade consiste em fazer tudo para se dirigir ao outro, em lhe conceder, até mesmo perguntar seu nome, evitando que essa pergunta se torne uma “condição”, um inquérito policial, um fichamento ou um simples controle das fronteiras. Uma arte e uma poética, mas também toda uma política dependem disso, toda uma ética se decide aí.

    DERRIDA, J. Papel-máquina. São Paulo:
    Estação Liberdade, 2004 (adaptado).

    Associado ao contexto migratório contemporâneo, o conceito de hospitalidade proposto pelo autor impõe a necessidade de

  • Em nenhuma outra época o corpo magro adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência como nos dias atuais: esse corpo, nu ou vestido, exposto em diversas revistas femininas e masculinas, está na moda: é capa de revistas, matérias de jornais, manchetes publicitárias, e se transformou em sonho de consumo para milhares de pessoas. Partindo dessa concepção, o gordo passa a ter um corpo visivelmente sem comedimento, sem saúde, um corpo estigmatizado pelo desvio, o desvio pelo excesso. Entretanto, como afirma a escritora Marylin Wann, é perfeitamente possível ser gordo e saudável. Frequentemente os gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim pelo estresse, pela opressão a que são submetidos.

    VASCONCELOS, N. A.; SUDO, I.; SUDO, N. Um peso na alma:
    o corpo gordo e a mídia. Revista Mal-Estar e Subjetividade,
    n. 1, mar. 2004 (adaptado).

    No texto, o tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo recebe a seguinte crítica:

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