Banco de Questões do Prepara Vestibular

Navegue pela nossa base de dados de questões e resolve questões fora dos desafios. Use a barra de pesquisa abaixo ou os filtros para refinar sua busca!

  • Quando Getúlio Vargas se suicidou, em agosto de 1954, o país parecia à beira do caos. Acuado por uma grave crise política, o velho líder preferiu uma bala no peito à humilhação de aceitar uma nova deposição, como a que sofrera em outubro de 1945. Entretanto, ao contrário do que imaginavam os inimigos, ao ruído do estampido não se seguiu o silêncio que cerca a derrota.

    REIS FILHO, D. A. O Estado à sombra de Vargas.
    Revista Nossa História, n. 7, maio 2004.

    O evento analisado no texto teve como repercussão imediata na política nacional a

  • Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 6 dez. 2017.

    Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de

  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova — 1932

    A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar “a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de “dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo.

    Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br. Acesso em: 7 out. 2015.

    Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira. Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre

  • O governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo (1937-1945), pretendeu construir um Estado capaz de criar uma nova sociedade. Uma dimensão-chave desse projeto tinha no território seu foco principal. Não por acaso, foram criadas então instituições encarregadas de fornecer dados confiáveis para a ação do governo, como o Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este de 1938.

    LIPPI, L. A conquista do Oeste. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br.
    Acesso em: 7 nov. 2014 (adaptado).

    A criação dessas instituições pelo governo Vargas representava uma estratégia política de

  • Numa sociedade em transição, a marcha da mudança, em diferentes graus, está impressa em todos os aspectos da ordem social, especialmente no jogo político, que nessas sociedades sempre apresenta padrões característicos de ambivalência, cujas raízes sociais se encontram na coexistência de dois padrões de estrutura social: o padrão tradicional, em declínio, e o novo, emergente, em expansão. Em tais situações, é possível encontrar, simultaneamente, apoio para uma orientação política ou para outra que seja exatamente o seu oposto. O padrão ambivalente do processo político, nas sociedades em desenvolvimento, é o que explica um dos seus traços mais salientes, e que consiste na tendência ao adiamento das grandes decisões. Resulta daí que a inércia política ou a convulsão política podem se suceder uma à outra em períodos surpreendentemente curtos.

    PINTO, L. A. C. Sociologia e desenvolvimento. Rio de Janeiro:
    Civilização Brasileira, 1975 (adaptado).

    De acordo com a perspectiva apresentada, central no pensamento social brasileiro dos anos 1950 e 1960, o desenvolvimento do país foi marcado por

Como funciona nosso banco de questões?

O nosso banco de questões é um grande banco de dados onde estão armazenados um conjunto de questões previamente selecionadas das provas dos vestibulares mais populares, uma poderosa ferramenta para você se aprofundar em um tema específico e ganhar tempo. Com o auxílio do nosso banco de questões o aluno pode ter disponível diversos exercícios com vários graus de dificuldade.

Como nossa plataforma é gamificada, todas nossas questões compartilham vários elementos de gamificação, como

  • Pontuação: O valor de cada questão é computado pela performance geral dos usuários em nossa plataforma
  • Feedback: Te damos a resposta na hora! Através de nossa interface lúdica você rapidamente sabe quando acerta ou erro, e caso esteja disponível, a solução comentada também.

Nossas questões tem origem diretamente das provas públicas de vestibular, caso encontre alguma inconsistência (como por exemplo, o gabarito errado) entre em contato conosco.

Consentimento de Cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramente