Banco de Questões do Prepara Vestibular

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  • O pavão vermelho

    Ora, a alegria, este pavão vermelho,
    está morando em meu quintal agora.
    Vem pousar como um sol em meu joelho
    quando é estridente em meu quintal a aurora.

    Clarim de lacre, este pavão vermelho
    sobrepuja os pavões que estão lá fora.
    É uma festa de púrpura. E o assemelho
    a uma chama do lábaro da aurora.

    É o próprio doge a se mirar no espelho.
    E a cor vermelha chega a ser sonora
    neste pavão pomposo e de chavelho.

    Pavões lilases possuí outrora.
    Depois que amei este pavão vermelho,
    os meus outros pavões foram-se embora.

    COSTA, S. Poesia completa: Sosígenes Costa. Salvador: Conselho Estadual de Cultura, 2001.

    Na construção do soneto, as cores representam um recurso poético que configura uma imagem com a qual o eu lírico

  • Firmo, o vaqueiro

    No dia seguinte á hora em que saía o gado, estava eu debruçado á varanda quando vi o cafuzo que preparava o animal viajeiro:

    — Raimundinho, como vai ele?...

    De longe apontou a palhoça. 

    — Sim. 

    O braço caiu-lhe, olhou-me algum tempo comovido; depois, saltando para o animal, levou o polegar à boca fazendo estalar a unha nos dentes: "As quatro horas da manhã... Atirei um verso e disse, para bulir com ele: Pega, velho! Não respondeu. Tio Firmo, mesmo velho e doente, não era homem para deixar um verso no chão...Fui ver, coitadol... estava morto”. E deu de esporas para que eu não lhe visse as lágrimas.

    NETTO, C. In: MARCHEZAN.L.G (Og). O conto regionalista.
    São Paulo: Marina Fontes, 2009.

    A passagem registra um momento em que a expressividade lírica é reforçada pela

  • TEXTO I

    EL GRECO. Laocoonte. Óleo sobre tela, 1,37cm x 1,72cm.
    National Gallery of Art, Washington, Estados Unidos, circa 1610-1614.

    Disponível em: https://images.nga.gov. Acesso em: 28 jun. 2019 (adaptado).

    TEXTO II

    Essa impressionante obra apresenta o sacerdote Laocoonte sendo punido pelos deuses por tentar alertar os troianos da ameaça do Cavalo de Troia, que escondia um grupo de soldados gregos. Enviadas pelos deuses, serpentes marinhas são vistas matando Laocoonte e seus dois filhos como forma de punição.

    KAY, A. In: FARTHING, S. (Org.). Tudo sobre arte.
    Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).

    Produzida no início do século XVII, a obra maneirista distingue-se pela

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Como nossa plataforma é gamificada, todas nossas questões compartilham vários elementos de gamificação, como

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