Banco de Questões do Prepara Vestibular

Navegue pela nossa base de dados de questões e resolve questões fora dos desafios. Use a barra de pesquisa abaixo ou os filtros para refinar sua busca!

  • Era o êxodo da seca de 1898. Uma ressureição do cemitérios antigos — esqueletos redivivos, com o aspecto terroso e o fedor das covas podres.

    Os fantasmas estropiados como que iam dançando de tão trópegos e trêmulos, num passo arrastado dé quem leva as pernas, em vez de ser levado por elas.

    Andavam devagar, olhando para trás, como quem quer voltar. Não tinham pressa em chegar, porque não sabiam aonde iam. Expulsos de seu paraíso por espadas de fogo, iam, ao acaso, em descaminhos, no arrastão dos maus fados.

    Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçado nomadismo.

    Adelgaçados na magreira cômica, cresciam, como se o vento os levantasse. E os braços afinados desciam-lhes aos joelhos, de mãos abanando.

    Vinham escoteiros. Menos os hidrópicos — de ascite consecutiva à alimentação tóxica — com os fardos das barrigas alarmantes.

    Não tinham sexo, nem idade, nem condição nenhuma. Eram os retirantes. Nada mais.

    ALMEIDA, J. A. A bagaceira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978.

    Os recursos composicionais que inserem a obra no chamado “Romance de 30” da literatura brasileira manifestam-se aqui no(a)

    1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade. 
    2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia. 
    3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco. 
    4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia. 
    5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita. 
    6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.

    MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

    O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a

Como funciona nosso banco de questões?

O nosso banco de questões é um grande banco de dados onde estão armazenados um conjunto de questões previamente selecionadas das provas dos vestibulares mais populares, uma poderosa ferramenta para você se aprofundar em um tema específico e ganhar tempo. Com o auxílio do nosso banco de questões o aluno pode ter disponível diversos exercícios com vários graus de dificuldade.

Como nossa plataforma é gamificada, todas nossas questões compartilham vários elementos de gamificação, como

  • Pontuação: O valor de cada questão é computado pela performance geral dos usuários em nossa plataforma
  • Feedback: Te damos a resposta na hora! Através de nossa interface lúdica você rapidamente sabe quando acerta ou erro, e caso esteja disponível, a solução comentada também.

Nossas questões tem origem diretamente das provas públicas de vestibular, caso encontre alguma inconsistência (como por exemplo, o gabarito errado) entre em contato conosco.

Consentimento de Cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramente