Banco de Questões do Prepara Vestibular

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  • O dono de um restaurante situado às margens de uma rodovia percebeu que, ao colocar uma placa de propaganda de seu restaurante ao longo da rodovia, as vendas aumentaram. Pesquisou junto aos seus clientes e concluiu que a probabilidade de um motorista perceber uma placa de anúncio é  $ \cfrac{1}{2} $. Com isso, após autorização do órgão competente, decidiu instalar novas placas com anúncios de seu restaurante ao longo dessa rodovia, de maneira que a probabilidade de um motorista perceber pelo menos uma das placas instaladas fosse superior a $ \cfrac{99}{100} $.

    A quantidade mínima de novas placas de propaganda a serem instaladas é

  • Um designer de jogos planeja um jogo que faz uso de um tabuleiro de dimensão n x n, com n ≥ 2 , no qual cada jogador, na sua vez, coloca uma peça sobre uma das casas vazias do tabuleiro. Quando uma peça é posicionada, a região formada pelas casas que estão na mesma linha ou coluna dessa peça é chamada de zona de combate dessa peça. Na figura está ilustrada a zona de combate de uma peça colocada em uma das casas de um tabuleiro de dimensão 8 x 8 .

    O tabuleiro deve ser dimensionado de forma que a probabilidade de se posicionar a segunda peça aleatoriamente, seguindo a regra do jogo, e esta ficar sobre a zona de combate da primeira, seja inferior a $\cfrac{1}{5}$ . 

    A dimensão mínima que o designer deve adotar para esse tabuleiro é

  • Um atleta iniciou seu treinamento visando as competições de fim de ano. Seu treinamento consiste em cinco tipos diferentes de treinos: treino T1, treino T2, treino T3, treino T4, e treino T5. A sequência dos treinamentos deve seguir esta ordem:     

    Dia

    10º 11º 12º 12º
    Treino T1 R R T2 R R T3 R T4 R R T5 R

    A letra R significa repouso. Após completar a sequência de treinamentos, o atleta começa novamente a sequência a partir do treino T, e segue a ordem descrita. Após 24 semanas completas de treinamento, se dará o início das competições. 

    A sequência de treinamentos que o atleta realizará na 24ª semana de treinos é

  • Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiência climática EC (indice que fornece o comportamento do pneu em uso, dependendo do clima) é apresentado:

    • EC do pneu I: com chuva 6, sem chuva 3; 
    • EC do pneu II: com chuva 7, sem chuva -4; 
    • EC do pneu III: com chuva -2 , sem chuva 10; 
    • EC do pneu IV: com chuva 2, sem chuva 8;
    • EC do pneu V: com chuva -6 , sem chuva 7. 

    O coeficiente de rendimento climático (CRC) de um pneu é calculado como a soma dos produtos dos fatores de EC, com ou sem chuva, pelas correspondentes probabilidades de se ter tais condições climáticas: ele é utilizado para determinar qual pneu deve ser selecionado para uma dada corrida, escolhendo-se o pneu que apresentar o maior CRC naquele dia. No dia de certa corrida, a probabilidade de chover era de 70% e o chefe da equipe calculou o CRC de cada um dos cinco tipos de pneu.

    O pneu escolhido foi

  • O gerente do setor de recursos humanos de uma empresa está organizando uma avaliação em que uma das etapas é um jogo de perguntas e respostas. Para essa etapa, ele classificou as perguntas, pelo nível de dificuldade, em fácil, médio e difícil, e escreveu cada pergunta em cartões para colocação em uma urna.

    Contudo, após depositar vinte perguntas de diferentes níveis na urna, ele observou que 25% delas eram de nível fácil. Querendo que as perguntas de nível fácil sejam a maioria, o gerente decidiu acrescentar mais perguntas de nível fácil à urna, de modo que a probabilidade de o primeiro participante retirar, aleatoriamente, uma pergunta de nível fácil seja de 75%.

    Com essas informações, a quantidade de perguntas de nível fácil que o gerente deve acrescentar à urna é igual a

Como funciona nosso banco de questões?

O nosso banco de questões é um grande banco de dados onde estão armazenados um conjunto de questões previamente selecionadas das provas dos vestibulares mais populares, uma poderosa ferramenta para você se aprofundar em um tema específico e ganhar tempo. Com o auxílio do nosso banco de questões o aluno pode ter disponível diversos exercícios com vários graus de dificuldade.

Como nossa plataforma é gamificada, todas nossas questões compartilham vários elementos de gamificação, como

  • Pontuação: O valor de cada questão é computado pela performance geral dos usuários em nossa plataforma
  • Feedback: Te damos a resposta na hora! Através de nossa interface lúdica você rapidamente sabe quando acerta ou erro, e caso esteja disponível, a solução comentada também.

Nossas questões tem origem diretamente das provas públicas de vestibular, caso encontre alguma inconsistência (como por exemplo, o gabarito errado) entre em contato conosco.

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