Banco de Questões do Prepara Vestibular

Navegue pela nossa base de dados de questões e resolve questões fora dos desafios. Use a barra de pesquisa abaixo ou os filtros para refinar sua busca!

  • O alcoolômetro Gay Lussac é um instrumento destinado a medir o teor de álcool, em porcentagem de volume (v/v), de soluções de água e álcool na faixa de 0 °GL a 100 °GL, com divisões de 0,1 °GL. A concepção do alcoolômetro se baseia no princípio de flutuabilidade de Arquimedes, semelhante ao funcionamento de um densímetro. A escala do instrumento é aferida a 20 °C, sendo necessária a correção da medida, caso a temperatura da solução não esteja na temperatura de aferição. É apresentada parte da tabela de correção de um alcoolômetro, com a temperatura.

    Tabela de correção do alcoolômetro com temperatura 20 °C
    °GL Leitura da temperatura (°C)
    20 21 22 23 24 25
    35 35,0 34,6 34,2 33,8 33,4 33,0
    36 36,0 35,6 35,2 34,8 34,4 34,0

    Manual alcoolômetro Gay Lussac. Disponível em: www.incoterm.com.br.
    Acesso em: 4 dez. 2018 (adaptado).

    É necessária a correção da medida do instrumento, pois um aumento na temperatura promove o(a)

  • Um dos parâmetros de controle de qualidade de polpas de frutas destinadas ao consumo como bebida é a acidez total expressa em ácido cítrico, que corresponde à massa dessa substância em 100 gramas de polpa de fruta. O ácido cítrico é uma molécula orgânica que apresenta três hidrogênios ionizáveis (ácido triprótico) e massa molar 192 g mol−1. O quadro indica o valor mínimo desse parâmetro de qualidade para polpas comerciais de algumas frutas. Polpa de fruta Valor mínimo da acidez total expressa em ácido cítrico (g/100 g) Acerola 0,8 Caju 0,3 Cupuaçu 1,5 Graviola 0,6 Maracujá 2,5

    Polpa de fruta Valor mínimo da acidez total
    expressa em ácido cítrico
    (g/100 g)
    Acerola 0,8
    Caju 0,3
    Cupuaçu 1,5
    Graviola 0,6
    Maracujá 2,5

    A acidez total expressa em ácido cítrico de uma amostra comercial de polpa de fruta foi determinada. No procedimento, adicionou-se água destilada a 2,2 g da amostra e, após a solubilização do ácido cítrico, o sólido remanescente foi filtrado. A solução obtida foi titulada com solução de hidróxido de sódio 0,01 mol L−1, em que se consumiram 24 mL da solução básica (titulante).

    BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Instrução normativa n. 1, de 7 de janeiro de 2000. Disponível em: www.agricultura.gov.br. Acesso em: 9 maio 2019 (adaptado).

    Entre as listadas, a amostra analisada pode ser de qual polpa de fruta?

  • O ácido tartárico é o principal ácido do vinho e está diretamente relacionado com sua qualidade. Na avaliação de um vinho branco em produção, uma analista neutralizou uma alíquota de 25,0 mL do vinho com NaOH a 0,10 mol L-1, consumindo um volume igual a 8,0 mL dessa base. A reação para esse processo de titulação é representada pela equação química:

    A concentração de ácido tartárico no vinho analisado é mais próxima de:

  • O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero. Podemos comparar a emissão de carbono na forma de CO2 (massa molar igual a 44 g mol-1) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g mol-1), emitem uma média de 2,6 mol de CO2 por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de CO2 por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação de combustão do etanol pode ser representada pela equação química:

    C2H5OH (I) + 3 O2 (g) → 2 CO2 (g) + 3 H2O (g)

    Foram analisadas as emissões de CO2 envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1.000 km.

    CHIARADIA, C. A. Estudo da viabilidade da implantação de frotas de veículos elétricos
    e híbridos elétricos no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro.
    Guaratinguetá: Unesp, 2015 (adaptado).

    A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do veículo elétrico nesse trajeto, é mais próxima de

  • O etanol é um combustível produzido a partir da fermentação da sacarose presente no caldo de cana-de-açúcar. Um dos fatores que afeta a produção desse álcool é o grau de deterioração da sacarose, que se inicia após o corte, por causa da ação  de microrganismos. Foram analisadas cinco amostras de diferentes tipos de cana-de-açúcar e cada uma recebeu um código de identificação. No quadro são apresentados os dados de concentração de sacarose e de microrganismos presentes nessas amostras.

      Amostra de cana-de-açúcar
    RB72 RB84 RB92 SP79 SP80
    Concentração inicial de sacarose (g L-1) 13,0 18,0 16,0 14,0 17,0
    Concentração de microorganismos (mg L-1) 0,6 0,8 0,6 0,5 0,9

    Pretende-se escolher o tipo de cana-de-açúcar que conterá o maior teor de sacarose 10 horas após o corte e que, consequentemente, produzirá a maior quantidade de etanol por fermentação. Considere que existe uma redução de aproximadamente 50% da concentração de sacarose nesse tempo, para cada 1,0mgL-1 de microrganismos presentes na cana-de-açúcar.

    Disponível em: www.inovacao.unicamp.br. Acesso em: 11 ago. 2012 (adaptado)

    Qual tipo de cana-de-açúcar deve ser escolhido?

Como funciona nosso banco de questões?

O nosso banco de questões é um grande banco de dados onde estão armazenados um conjunto de questões previamente selecionadas das provas dos vestibulares mais populares, uma poderosa ferramenta para você se aprofundar em um tema específico e ganhar tempo. Com o auxílio do nosso banco de questões o aluno pode ter disponível diversos exercícios com vários graus de dificuldade.

Como nossa plataforma é gamificada, todas nossas questões compartilham vários elementos de gamificação, como

  • Pontuação: O valor de cada questão é computado pela performance geral dos usuários em nossa plataforma
  • Feedback: Te damos a resposta na hora! Através de nossa interface lúdica você rapidamente sabe quando acerta ou erro, e caso esteja disponível, a solução comentada também.

Nossas questões tem origem diretamente das provas públicas de vestibular, caso encontre alguma inconsistência (como por exemplo, o gabarito errado) entre em contato conosco.

Consentimento de Cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramente