Banco de Questões do Prepara Vestibular

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  • Lá embaixo está o Açude Itans, com seu formigueiro a cavar a terra. É mesmo impressionante o esforço daquele formigar de homens ao sol, lavados em suor, que não param, em longas filas pacientes acompanhando centenas de burricos que sobem e descem, numa ciranda comovente e silenciosa, cada burrico com duas caixas de terra no lombo. É o labor organizado para a salvação da terra e do homem. Depois do semideserto que tanto nos acabrunhou o espírito por falta de chuvas, o esforço destes milhares de sertanejos, todos vestidos de brim mescla e calçando alpercatas, no combate consciente á esterilidade da natureza, cm as famílias alojadas em pequeninas casas de taipa e telha — embrião de futura cidade — impressionava-nos profundamente.

    VALLE, F, M. História do Açude Itans, município de Caicó(RN).
    Brasília, 1994 (adaptado).

    Na construção do empreendimento descrito, destaca-se a presença de

  • O povo Kambeba é o povo das águas. Os mais velhos costumam contar que o povo nasceu de uma gota-d'água que caiu do céu em uma grande chuva. Nessa gota estavam duas gotículas: o homem e a mulher. "Por essa narrativa e cosmologia indígena de que nós somos o povo das águas é que o rio nos tem fundamental importância", diz Márcia Wayna Kambeba, mestre em Geografia e escritora. Todos os dias, ela ia com o pai observar o rio, la em silêncio e, antes que tomasse para si a palavra, era interrompida. "Ouça o rio", o pai dizia. Depois de cerca de duas horas a ouvir as águas dos Solimões, ela mergulhava. "Confie no rio e aprenda com ele". "Fui entender mais tarde, com meus estudos e vivências, que meu pai estava me apresentando à sabedoria milenar do rio".

    Rios amazônicos influenciam no agro e em reservatórios do Sudeste.
    Disponível em: www.uol.com.br.Acesso em: 14 out. 2021.

    Pelo descrito no texto, o povo Kambeba tem o rio como um(a)

  • Após sete anos da ocupação de um terreno abandonado em santo André, no ABC paulista, os condomínios Novo Pinheiro e Santos Dias foram inaugurados, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ocupação começou em 2012 e, desde então, o movimento vinha reivindicando o direito de usufruir do espaço para a construção de casas. A Carta Magna, em seu art. 6º, garante a todos os brasileiros o direito à moradia.

    PUTTI, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em; 13 nov. 2021 (adaptado).

    O texto apresenta uma estratégia usada pelo movimento social para

  • TEXTO I

    Em março de 1889, quando apareceram as primeiras romarias atraídas pelos milagres da beata Maria de Araújo, Juazeiro inseriu-se no rol da fundação do espaço religioso. Construía-se mais um centro, como Aparecida do Norte, Canindé ou Lourdes.

    RAMOS, F, R. L, O meio do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padre Cícero.
    Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.

    TEXTO II

    Não sabemos ao certo quantas pessoas estavam presentes na capela no momento em que a hóstia sangrou na boca de Maria de Araújo. O Padre Cícero nos conta que o fato surpreendeu não só aos presentes, mas a própria beata parecia atordoada com o acorrido. O fenômeno continuou acontecendo todas as quartas e sextas na Capela de Nossa Senhora das Dores a partir daquele dia. Os paninhos manchados do sangue que escorria da hóstia e da boca da beata, a princípio, ficaram sob a guarda do Padre Cícero, mas logo foram expostos à visitação pública e, além disso, o sangramento foi proclamado como milagre sem o conhecimento e sem a autorização do bispo diocesano.

    NOBRE, E Incêndios da alma. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016 (adaptado).

    As práticas religiosas mencionadas nos textos estão associadas, respectivamente. à:

  • O leproso é visto dentro de uma prática da rejeição do exílio-cerca; deixa-se que se perca lá dentro como  numa massa que não tem muita importância diferenciar; os pestilentos são considerados num policiamento tático meticuloso onde as diferenciações individuais são os efeitos limitantes de um poder que se multiplica, se articula e se subdivide. O grande fechamento por um lado; o bom treinamento por outro. A lepra e sua divisão; a peste e seus recortes. Uma é marcada; a outra, analisada e repartida. O exílio do leproso e a prisão da peste não trazem consigo o mesmo sonho politico.

    FOUCAULT, M. Vigiar e punir; nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

    Os modelos autoritários descritos no texto apontam para um sistema de controle que se baseia no(a):

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