Banco de Questões do Prepara Vestibular

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  • Minha fórmula para o que há de grande no indivíduo é amor fati: nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem nos séculos dos séculos. Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo, mas amá-lo.

    NIETZSCHE apud FERRY, L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos.
    Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).

    Essa fórmula indicada por Nietzsche consiste em uma crítica à tradição cristã que

  • A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica; o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupõe um saber integral das outras ciências, e é o último grau da sabedoria.

    DESCARTES, R. Princípios da filosofia. Lisboa: Edições 70, 1997 (adaptado).

    Essa construção alegórica de Descartes, acerca da condição epistemológica da filosofia, tem como objetivo

  • Sócrates: “Quem não sabe o que uma coisa é, como poderia saber de que tipo de coisa ela é? Ou te parece ser possível alguém que não conhece absolutamente quem é Mênon, esse alguém saber se ele é belo, se é rico e ainda se é nobre? Parece-te ser isso possível? Assim, Mênon, que coisa afirmas ser a virtude?”.

    PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2001 (adaptado).

    A atitude apresentada na interlocução do filósofo com Mênon é um exemplo da utilização do(a)

  • Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se n'Ele aparece uma vontade que antes não existia?”

    AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

    A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo da reflexão filosófica sobre a(s)

  • Entretanto, nosso amigo Basso tem o ânimo alegre. Isso resulta da filosofia: estar alegre diante da morte, forte e contente qualquer que seja o estado do corpo, sem desfalecer, ainda que desfaleça.

    SÊNICA, L. Cartas morais. Lisboa: Calouste Gulbenkia, 1990.

    O excerto refere-se a uma carta de Sêneca na qual se apresenta como um bem fundamental da filosofia promover a

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