Banco de Questões do Prepara Vestibular

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    1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade. 
    2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia. 
    3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco. 
    4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia. 
    5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita. 
    6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.

    MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

    O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a

  • O pavão vermelho

    Ora, a alegria, este pavão vermelho,
    está morando em meu quintal agora.
    Vem pousar como um sol em meu joelho
    quando é estridente em meu quintal a aurora.

    Clarim de lacre, este pavão vermelho
    sobrepuja os pavões que estão lá fora.
    É uma festa de púrpura. E o assemelho
    a uma chama do lábaro da aurora.

    É o próprio doge a se mirar no espelho.
    E a cor vermelha chega a ser sonora
    neste pavão pomposo e de chavelho.

    Pavões lilases possuí outrora.
    Depois que amei este pavão vermelho,
    os meus outros pavões foram-se embora.

    COSTA, S. Poesia completa: Sosígenes Costa. Salvador: Conselho Estadual de Cultura, 2001.

    Na construção do soneto, as cores representam um recurso poético que configura uma imagem com a qual o eu lírico

  • MEIRELLES, V. Moema. Óleo sobre tela, 129 cm x 190 cm. Masp, São Paulo, 1866.

    Disponível em: www.masp.art.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado). 

    Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na

  • Firmo, o vaqueiro

    No dia seguinte á hora em que saía o gado, estava eu debruçado á varanda quando vi o cafuzo que preparava o animal viajeiro:

    — Raimundinho, como vai ele?...

    De longe apontou a palhoça. 

    — Sim. 

    O braço caiu-lhe, olhou-me algum tempo comovido; depois, saltando para o animal, levou o polegar à boca fazendo estalar a unha nos dentes: "As quatro horas da manhã... Atirei um verso e disse, para bulir com ele: Pega, velho! Não respondeu. Tio Firmo, mesmo velho e doente, não era homem para deixar um verso no chão...Fui ver, coitadol... estava morto”. E deu de esporas para que eu não lhe visse as lágrimas.

    NETTO, C. In: MARCHEZAN.L.G (Og). O conto regionalista.
    São Paulo: Marina Fontes, 2009.

    A passagem registra um momento em que a expressividade lírica é reforçada pela

  • TEXTO I

    JUDD, D. Sem título. 1969.

    Disponível em: https://dasartes.com.br. Acesso em: 16 jun. 2022.

    TEXTO II

    Embora não fosse um grupo ou um movimento organizado, o Minimalismo foi um dos muitos rótulos (incluindo estruturas primárias, objetos unitários, arte AB e Cool Art) aplicados pelos críticos para descrever estruturas aparentemente simples que alguns artistas estavam criando. Quando a arte minimalista começou a surgir, muitos críticos e um público opinativo julgaram-na fria, anônima e imperdoável. Os materiais industriais pré-fabricados frequentemente usados não pareciam "arte". 

    DEMPSEY, A. Estilos, escola e movimentos. São Paulo: Cosac & Naify. 2003 (Adaptado)

    De acordo com os textos I e II, compreende-se que a obra minimalista é uma

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