Questão do Enem 2022

Os resultados de um ensaio clínico randomizado na Indonésia apontaram uma redução de 77% dos casos de dengue nas áreas que receberam o mosquito Aedes aegypti infectado com a bactéria Wolbachia. Trata-se da mesma técnica utilizada no Brasil pelo Método Wolbachia, iniciativa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz — Fiocruz. Essa bactéria induz a redução da carga viral no mosquito e, consequentemente, o número de casos de dengue na área, sendo repassada por meio do cruzamento entre os insetos. Como essa bactéria é um organismo intracelular e o vírus também precisa entrar nas células para se reproduzir, ambos necessitarão de recursos comuns.

COSTA, G. Agência Fiocruz de Notícias. Estudo confirma eficácia do Método Wolbachia para dengue. Disponivel em: https:Jiportal.fiocruz br. Acesso em: 3 jun. 2022 (adaptado).

Essa tecnologia utilizada no combate à dengue consiste na

Cadernos de provas

Essa questão se encontra nos seguintes cadernos de provas

Reportar problema

Conheça nossos planos

Aluno

Cadastra-se como aluno e tenha acesso total às funcionalidades do nosso site. Indicado para alunos determinados a conquistar a aprovação.

Inclui:

  • Faça quantas questões por dia você quiser.

  • Simulados à vontade.

  • Veja os contatos de quantos professores você precisar (Sujeito a Disponibilidade).

  • Salve seu progresso em nossos servidores e estude onde quiser. Portabilidade de progresso garantido.

  • Botão de ajuda: Caso esteja com dificuldade em alguma matéria iremos te avisar quando tiver um professor disponível.

  • Acompanhar progresso no portal

Acesso antecipado: Nosso site está em fase de desenvolvimento e testes, durante esse período todos os alunos terão acesso completo a plataforma.

OBS: A disponibilidade dos professores está sujeita aos cadastrados na plataforma e pode variar.

Consentimento de Cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramente