Questão do Enem 2022

Uma equipe de marketing digital foi contratada para aumentar as vendas de um produto ofertado em um site de comércio eletrônico. Para isso, elaborou um anúncio que, quando o cliente clica sobre ele, é direcionado para a página de vendas do produto. Esse anúncio foi divulgado em duas redes sociais, A e B, e foram obtidos Os seguintes resultados:

• rede social A: o anúncio foi visualizado por 3 000 pessoas; 10% delas clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 3% das que clicaram sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a publicação do anúncio nessa rede foi de R$ 100,00;

• rede social B: o anúncio foi visualizado por 1.000 pessoas; 30% delas clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 2% das que clicaram sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a publicação do anúncio nessa rede foi de R$ 200,00.

Por experiência, o pessoal da equipe de marketing considera que a quantidade de novas pessoas que verão o anúncio é diretamente proporcional ao investimento realizado, e que a quantidade de pessoas que comprarão o produto também se manterá proporcional à quantidade de pessoas que clicarão sobre o anúncio.

O responsável pelo produto decidiu, então, investir mais R$ 300,00 em cada uma das duas redes sociais para a divulgação desse anúncio e obteve, de fato, o aumento proporcional esperado na quantidade de clientes que compraram esse produto. Para classificar o aumento obtido na quantidade (Q) de compradores desse produto, em consequência dessa segunda divulgação, em relação aos resultados observados na primeira divulgação, o responsável pelo produto adotou o seguinte critério:

  • Q ≤ 60%: não satisfatório; 
  • 60% < Q ≤ 100%: regular; 
  • 100% < Q ≤ 150%: bom: 
  • 150% < Q ≤ 190%: muito bom; 
  • 190% < Q ≤ 200%: excelente. 

O aumento na quantidade de compradores, em consequência dessa segunda divulgação, em relação ao que foi registrado com a primeira divulgação, foi classificado como

Cadernos de provas

Essa questão se encontra nos seguintes cadernos de provas

Reportar problema

Conheça nossos planos

Aluno

Cadastra-se como aluno e tenha acesso total às funcionalidades do nosso site. Indicado para alunos determinados a conquistar a aprovação.

Inclui:

  • Faça quantas questões por dia você quiser.

  • Simulados à vontade.

  • Veja os contatos de quantos professores você precisar (Sujeito a Disponibilidade).

  • Salve seu progresso em nossos servidores e estude onde quiser. Portabilidade de progresso garantido.

  • Botão de ajuda: Caso esteja com dificuldade em alguma matéria iremos te avisar quando tiver um professor disponível.

  • Acompanhar progresso no portal

Acesso antecipado: Nosso site está em fase de desenvolvimento e testes, durante esse período todos os alunos terão acesso completo a plataforma.

OBS: A disponibilidade dos professores está sujeita aos cadastrados na plataforma e pode variar.

Consentimento de Cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramente